Prem Gyana Doula Brasil

A palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”. Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.

Antigamente a gestante era acompanhada durante todo o parto por mulheres mais experientes, suas mães, as irmãs mais velhas, vizinhas, geralmente mulheres que já tinham filhos e já haviam passado por aquilo. Depois do parto, durante as primeiras semanas de vida do bebê, estavam sempre na casa da mulher parida, cuidando dos afazeres domésticos, cozinhando, ajudando a cuidar das outras crianças.

Conforme o parto foi passando para a esfera médica e nossas famílias foram ficando cada vez menores, fomos perdendo o contato com as mulheres mais experientes. Dentro de hospitais e maternidades, a assistência passou para as mãos de uma equipe especializada: o médico obstetra, a enfermeira obstétrica, a auxiliar de enfermagem, o pediatra. Cada um com sua função bastante definida no cenário do parto.

Uma boa doula apoia seus desejos para o parto. Ela entende todos os aspectos físicos e emocionais do parto e pode lhe dar as informações que você precisa enquanto seu parto avança. Ela tranquiliza e conforta, e é versada em técnicas que podem ajudar a facilitar a dor e o desconforto do parto. Por exemplo, ela pode sugerir uma nova posição, oferecer uma massagem ou lhe conduzir por uma técnica especial de relaxamento, como respiração controlada.

É importante entender que uma doula não é uma profissional médica treinada; ela não prescreve medicamentos ou toma decisões médicas. Porém, ela é parte da equipe de parto e pode lhe oferecer atenção individual e o apoio que você precisa durante o parto. Ela também pode ajudá-la com a amamentação depois de o bebê nascer, e pode visitar sua casa, depois que você sair do hospital, para ver como você e o bebê estão.

doulas, doula curso, doula o que é, doulas do brasil, a doula no parto, doula accompagnante à la naissance, doula brasileira em londres, doula de parto, doula em campinas, doula em sao paulo, doula em santo andre, doula em guarulhos, doula em jundiai, doula é profissão regulamentada, doula e educadora perinatal, doula e enfermeira obstetra, doula e seus beneficios, doula e parto humanizado, doula é parteira, doula é importante