Accompagnamento parto

ESTOU GRÁVIDA – E AGORA?!

O que podemos te oferecer?

As doulas têm papel muito importante na gestação de uma mulher. Eu costumo dizer que NENHUMA mulher PRECISA de uma doula, mas TODAS MERECEM uma. A DOULA te acompanha durante a gravidez, no parto e no pós-parto.

Neste artigo darei ênfase no acompanhamento DURANTE o trabalho de parto.

Nós damos suporte emocional através da presença contínua ao lado da gestante, encorajando e tranquilizando, oferecendo carinho, palavras de reafirmação e apoio. Também fazemos massagens, técnicas de relaxamento e respiração, banhos e sugestão de posições e movimentos que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto.

Ter uma doula favorece a manutenção de um ambiente tranquilo e acolhedor, com silêncio e privacidade.

Normalmente a contratação de uma doula para o parto inclui consultas pré-parto, que servem para explicar a fisiologia do parto, procedimentos hospitalares, ou domiciliares (no caso de pato em casa), ensinar o (a) companheiro (a) algumas massagens para serem feitas, tirar dúvidas, ajudar a elaborar um plano de parto e desfazer mitos sobre o parto humanizado. Saiba mais clicando em Acompanhamento Pré-parto.

A doula é importante mesmo em um parto cesárea, pois continua dando apoio, conforto e ajudando a mulher a relaxar e tranquilizar-se durante a cirurgia.

No pós-parto, a doula ajuda a mãe no contato com o recém-nascido e com a amamentação. Saiba mais sobre essa fase clicando em Acompanhamento Pós-parto

ATENÇÃO!!! O que a Doula não faz?

A doula não realiza qualquer procedimento médico ou clínico como aferir pressão, exames de toques vaginais, também não pode monitorar batimentos cardíacos fetais e administrar medicamentos. Não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.

Eu mesma já ouvi de algumas mulheres que não iam me contratar porque eu não faço exame de toque e fulana faz. Não me importei e expliquei as consequências de uma doula executar esse tipo de procedimento, mesmo assim a gestante preferiu descontinuar o atendimento porque queria uma doula que fizesse toque. Então, eu prefiro já deixar claro que doula NÃO PODE FAZER toque, sob pena de ser processada civil e criminalmente.

Claro que se a doula tiver formação de enfermeira obstetra ou de obstetrícia, ela poderá fazer, mas é uma situação bastante delicada, pois as responsabilidades das doulas são diferentes das profissionais acima descritas e esses papéis podem se confundir, por isso sempre orientamos que a gestante contrate uma doula e uma enfermeira obstétrica/obstetriz/ginecologista obstetra.

A doula não substitui nenhum dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto, ou seja, ela NUNCA poderá estar sozinha com a gestante. SEMPRE deve haver uma equipe com uma enfermeira obstétrica, uma obstetriz ou uma obstetra. É ideal para os partos domiciliares haver também um neonatologista.

O marido, ou mãe ou esposa escolhida pela gestante para lhe acompanhar no parto não poderá ser substituída pela Doula, pois ela é membro da equipe e os hospitais são obrigados a aceitarem o acompanhante que a gestante escolher E a doula.

Infelizmente, como há lacunas na lei, alguns hospitais alegam não dispor de infraestrutura para manter doula e acompanhante e informam a gestante que ela deverá escolher entre um e outro. Nesse caso a doula orienta o pai/mãe ou acompanhante a ter uma participação mais ativa no processo, sugerindo formas de prestar apoio e dar conforto à mulher.

É importante explicar que a doula não faz parto, ela faz parte! Quem faz o parto é a mulher e o bebê, eles são os protagonistas dessa linda experiência.

Natalia Viotti (Prem Gyana) – Doula, Terapeuta Feminina, de Yoni Eggs e Reiki, Moon Mother®, Massoterapeuta Bioenergética, advogada e Idealizadora da Ciranda Cíclica® – plataforma de saberes femininos.

 

doulas, doula curso, doula o que é, doulas do brasil, a doula no parto, doula accompagnante à la naissance, doula brasileira em londres, doula de parto, doula em campinas, doula em sao paulo, doula em santo andre, doula em guarulhos, doula em jundiai, doula é profissão regulamentada, doula e educadora perinatal, doula e enfermeira obstetra, doula e seus beneficios, doula e parto humanizado, doula é parteira, doula é importante