Accompagnamento Pré-parto

A palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”, é hoje é utilizada para referir-se à mulher sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranqüilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando.

Antigamente o nascimento era marcado pela presença experiente das mulheres da família: irmãs mais velhas, tias, mães e avós acompanhavam, instruíam e apoiavam a parturiente e recém mãe durante todo o trabalho de parto, o próprio parto e os cuidados com o recém-nascido. As meninas mais novas também assistam e até ajudavam. Dessa forma, a futura mamãe já ia participando desses momentos e quando chegava seu dia não havia tantos medos.

Antes do parto a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Também atua como uma ponte de comunicação entre a mulher, sua família e a equipe de atendimento, fazendo os contatos que a mulher desejar.

É também durante a gestação que gestante e doula vão se conhecendo melhor, permitindo que no dia do parto tudo corra com a maior naturalidade possível, sem tabus, sem desconfortos e de forma segura.

Muitas mulheres, quando descobrem que estão grávidas, preocupam-se mais com enxoval do bebê, reforma do quarto, maternidades… e acabam esquecendo da doula, ou porque nem sabem o que é ou porque acham desnecessário. Porém, o que temos visto é que a maioria ‘cai na real’ no 7º ou 8º mês de gravidez e aí sai desesperada atrás de uma doula que tenha disponibilidade.

Por isso, se você acabou de descobrir a gravidez, não deixe para escolher sua doula depois, quanto mais tempo vocês tiverem juntas antes do parto, melhor será a experiência, até porque, mais conteúdo e atividades vocês farão juntas.

É legal ter uma doula desde o comecinho, pois ela também pode sugerir lugares para você comprar o que procura ou precisa e até indicar outros profissionais, como professora de yoga, obstetrizes, médicos…

Se você pretende ter seu parto em casa, a primeira coisa a fazer é encontrar uma doula, pois ela poderá te indicar outros profissionais necessários, como por exemplo, um parteira/obstetriz/obstetra.

Vantagens da presença da doula

Klaus e Kennel publicaram em 1993 um estudo sobre os os resultados da presença da doula no parto, em sua obra “Mothering the mother“. Vejamos:

  • Redução de 50% nos índices de cesariana
  • Redução de 25% na duração do trabalho de parto
  • Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural
  • Redução de 30% no uso de analgesia peridural
  • Redução de 40% no uso de ocitocina
  • Redução de 40% no uso de fórceps

Outros estudos também mostram claramente que a presença da doula no pré-parto e pós-parto parto trazem benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebê, incluindo resultados positivos nas 4ª a 8ª semanas após o parto:

  •  Aumento no sucesso da amamentação
  •  Interação satisfatória entre mãe e bebê
  • Satisfação com a experiência do parto
  • Redução da incidência de depressão pós-parto
  • Diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima

 

As revisões da literatura científica elaboradas pelo notório grupo científico da Cochrane Collaboration’s Pregnancy and childbirth Group inclui e valida diversos estudos abrangendo uma grande diversidade cultural, econômica e com diferentes formas de assistência.

Este estudo confirma que a presença da doula no suporte intra-parto contribui para a melhora nos resultados obstétricos, diminui as taxas das diversas intervenções e promove a saúde psico-afetiva da mãe e do vínculo mãe-bebê.

O mesmo grupo, em sua revisão publicada em 1998 declarou: “Devido aos claros benefícios e nenhum risco conhecido associado ao apoio intra-parto, todos os esforços devem ser feitos para assegurar que todas as mulheres em trabalho de parto recebam apoio, não apenas de pessoas próximas, mas também de acompanhantes especialmente treinadas. Este apoio deve incluir presença constante, fornecimento de conforto e encorajamento”.

 

Como costumamos dizer: Nenhuma mulher precisa de uma doula, mas todas merecem uma!

 

Se você ainda não está grávida também sugerimos consultar uma de nossas terapeutas femininas Moon Mothers® para que elas te ajudem a se preparar física e emocionalmente para isso.

As mulheres de antigamente entendiam que 1 (um) ano antes da gravidez a mulher já deveria começar a se preparar energeticamente para isso, preparar seu útero, sua mente e seu corpo, mas hoje estamos vivendo a época do ‘oops baby’, que é o famoso ‘nossa, tô grávida e agora?’. Nossa intenção é resgatar essa ancestralidade que cuidava da mulher antes mesmo de engravidar. Saiba mais em Terapias Integrativas.

doulas, doula curso, doula o que é, doulas do brasil, a doula no parto, doula accompagnante à la naissance, doula brasileira em londres, doula de parto, doula em campinas, doula em sao paulo, doula em santo andre, doula em guarulhos, doula em jundiai, doula é profissão regulamentada, doula e educadora perinatal, doula e enfermeira obstetra, doula e seus beneficios, doula e parto humanizado, doula é parteira, doula é importante